Clínica Geral

Saiba mais sobre doenças, tratamentos e sintomas

Nutrição

Dicas sobre refeição equilibrada, dietas e benefícios alimentares.

Psicologia

Bem-estar e saúde mental

Em Movimento

Exercícios para relaxamento e condicionamento físico, mexa-se!

Corpo

Dicas e cuidados para a saúde do corpo.

Mioma Uterino


Os miomas uterinos são tumores sólidos benignos do tecido muscular do útero. Acomete cerca de uma em cada quatro mulheres em idade reprodutiva. Esta doença pode estar associada a um desequilíbrio hormonal, que seria responsável pela proliferação das fibras musculares do útero, sendo o estrogênio o mais relacionado.
O fator genético está diretamente ligado ao desenvolvimento de miomas porque mulheres cujas mães ou irmãs desenvolveram esse tumor apresentam maior risco de também sofrerem com o problema. Somam-se a isso fatores de risco, como gravidez tardia, ingestão regular de bebidas alcoólicas – especialmente cerveja –, quadro de hipertenção e uso de pílulas anticoncepcionais antes dos 16 anos de idade.
Muitas mulheres com mioma uterino são assintomáticas (não sentem a presença da doença). Dessa forma, é comum o problema ser descoberto ocasionalmente, durante algum exame ultrassonográfico – realizado como rotina ou para a investigação de outros problemas. Esse é um dos motivos pelos quais é importante consultar o médico ginecologista periodicamente para realizar os exames de rotina.
Algumas pacientes, por sua vez, apresentam sintomas como: mudanças no ciclo menstrual, hemorragias, dor pélvica, alterações urinárias e intestinais, devido à compressão do útero, bexiga. Nesses casos, os indícios de miomas levam os médicos a pedirem exames específicos.
Útero contendo miomas 
Tratamento
A forma de tratamento varia de acordo como o quadro clínico da paciente, com o tamanho do mioma, a idade da paciente, sobretudo quando há a necessidade de preservação do útero para garantir uma futura gestação e, ainda, se há ou não a presença de gravidez.
Geralmente, quando o mioma é pequeno e encontrado ocasionalmente, ou seja, sem a presença dos sintomas anteriormente descritos, a paciente pode ser apenas acompanhada. Se, no entanto, a paciente apresenta queixas, a alternativa é o tratamento clínico, que consiste na administração de medicamentos para baixar os níveis de estrogênio, para promover uma regressão do mioma.
Quando o tratamento medicamentoso não atinge os objetivos desejados, pode-se indicar uma cirurgia para a retirada do mioma. Outra opção é o procedimento de "embolização das artérias uterinas", que objetiva interromper os vasos sanguíneos que irrigam o mioma, levando-o a murchar até desaparecer em algumas semanas.
Existem, porém, situações nas quais a localização e o tamanho do mioma obriga a realização de uma cirurgia para a retirada do útero. 
A conduta que o profissional médico elegerá varia a depender do perfil da mulher, das características do mioma, dos sintomas, do estagio da doença, dentre outros fatores. A vigilância  é fundamental! Não se esqueça de realizar suas consultas de rotina! Cuide-se!  
Fonte: Revista Medicando - Adaptado

Fortalecimento de Tríceps, Abdome e Região Lombar

1 Posição: sentada na bola suíça, com as pernas afastadas e fletidas, com os dois pés no chão. Segure um peso de 1kg em cada mão. Os braços deverão estar elevados acima da cabeça. Desça o antebraço, movendo-o para trás, em 4 tempos e volte à posição inicial em 4 tempos. Repita o exercício 4 vezes.
Gim-1.psd





2 Posição: de lado e apoiada na bola suíça, as pernas deverão estar estendidas, os pés no chão em posição lateral, com uma mão apoiada na bola e a outra na cabeça. Eleve o tronco, lateralmente, em 4 tempos e volte em 4 tempos. Repita o exercício 4 vezes e mude de lado.
Gim-2.psd






3 Posição: deitada de lado, com o braço de baixo alongado à frente do corpo, e apoiado no chão. O braço de cima deverá estar fletido e apoiado na cabeça. As pernas alongadas lateralmente. Flexione o tronco para a frente e, ao mesmo tempo, flexione a perna. Faça 4 tempos para flexionar e 4 tempos para voltar à posição inicial. Repita o movimento 4 vezes para cada lado.
Gim4.psd







4 Posição: deitada em decúbito ventral sobre a bola suíça. Estenda um braço para a frente e o outro apoiado no chão. Pernas estendidas para trás, uma apoiada no chão e a outra elevada no ar. A mão estendida deve ser a contrária à da perna estendida. Faça 4 tempos para alongar e 4 tempos para voltar à posição inicial. Repita 4 vezes cada lado.
Gim-3.psd











Dicas!

O cuidado das costas deve começar na infância, com a aquisição de bons hábitos posturais:
- Não forçar as costas
- Evitar passar demasiado tempo na mesma posição, quer seja de pé (parados), quer sentados ou deitados.
- Evitar passar muito tempo a fazer uma mesma atividade que exija esforço das costas.
- Intercalar períodos de descanso com os de atividade, para praticar exercícios de relaxamento e de alongamento.
- Em caso algum levantar mais de 25kg de peso.
- Evitar os assentos moles
- Os sofás, poltronas e assentos moles em geral, favorecem a curvatura excessiva das costas. - Os assentos duros são preferíveis, pois permitem manter posturas mais eretas.
- Usar calçado adequado
- Um apoio correto dos pés protege as costas. Pelo contrário, sapatos de salto excessivo (mais de 5cm) ou totalmente rasos, sobrecarregam as costas e predispõem para que doam.
- As solas capazes de absorver o impacto da caminhada, como as sapatilhas de corredor, protegem a coluna e contribuem para evitar a dor nas costas.
- Evitar a obesidade
- Cada quilo a mais que se acumula no corpo, especialmente no ventre, implica um trabalho acrescentado para as costas. Perder peso alivia muitas dores de costas.
- Evitar a prisão de ventre
- O aumento de pressão abdominal causado pela prisão de ventre favorece a hérnia dos discos intervertebrais, uma das causas mais importantes de dor lombar e de ciática.
- Praticar natação: nadar é o melhor exercício para fortalecer e, ao mesmo tempo, relaxar os músculos das costas. Basta mover os braços e o tronco dentro de água, para se aliviarem muitas dores de costas.
- Descansar adequadamente


A falta de repouso adequado é um desencadeante de episódios de dor de costas.
* Respeitar as horas de sono, 7 ou 8 horas por noite. Durante o sono, os músculos relaxam e as articulações da coluna recuperam a sua elasticidade.
* Escolher bem o colchão para dormir, mais duro do que mole.


Manter uma postura correta
A postura é um hábito que, por repetição, chega a tornar-se inconsciente.
Para cuidar das costas é fundamental corrigir vícios posturais adquiridos na vida diária ou no trabalho que, parecendo mais cômodos, vão alterando a biomecânica das costas. Quanto menor for a idade, mais graves são os vícios posturais que se adquirem. 



Fonte: Revista Saúde e Lar-Adaptado.

O Inverno Chegou e as Doenças Respiratórias Também!


O inverno traz na mala inúmeras doenças respiratórias como gripes, resfriados, bronquite, pneumonia e asma. As baixas temperaturas e o tempo seco, juntamente com a poluição, favorecem a instalação de microorganismos oportunistas nas vias respiratórias, causando inflamação e produzindo os seguintes sintomas: tosse, espirros, dificuldades respiratórias, congestão nasal, cansaço, febre e dores pelo corpo.


É preciso, assim, tomar alguns cuidados para prevenir essas doenças:

- Evitar o contato direto com pessoas gripadas ou resfriadas.
- Manter a casa arejada e limpa, pois o pó, a sujeira e os ácaros podem irritar as vias respiratórias, causando alergias.
- Umidificar os ambientes para amenizar o ressecamento do aparelho respiratório.
- Apesar de a sensação de sede ser menor no inverno, beber bastante líquido para hidratar o corpo.
- Não fumar e/ou não entrar em contato com fumaça de cigarros, pois a toxicidade dessa fumaça pode irritar as vias respiratórias.
- Usar soro fisiológico para umidificar as narinas quando elas estiverem ressecadas ou irritadas.
- Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, visto que esse aparelho resseca o ar.
- Os idosos, gestantes e crianças devem manter a vacinação contra gripe em dia.
- Na presença dos sintomas, evite a automedicação, procure um médico.






Texto por Iedda Carolina. Publicado Origalmente no site www.vitriners.com.br