Verdades e Mentiras sobre os Piolhos


Coceira na cabeça? Pode ser piolho! Os piolhos são insetos que se instalam no couro cabeludo e se alimentam de sangue. A fêmea pode colocar entre 50 a 250 ovos durante sua vida adulta (3 a 4 semanas). Estes ovos são chamados de lêndeas, são ovais e levam de 6 a 9 dias para originar um piolhinho. [1]
Os piolhos são o terror das crianças em idade escolar. Dessa forma é importante conhecermos algumas verdades e mentiras sobre este inseto para a prevenção ou tratamento adequado, sem colocar a saúde da criança em risco.

1. Os piolhos não voam. – VERDADE
Os piolhos não possuem asas, além disso, eles também não passam de uma pessoa para outra ‘pulando’, pois eles também não possuem patas adaptadas para saltar como as pulgas. Acredita-se que a principal forma de transmissão dos piolhos de uma pessoa para outra seja realmente o contato cabeça/cabeça. Outras formas, como compartilhar pentes e escovas, bonés e até o mesmo travesseiro, também favorecem o contágio.
Piolho adulto

 
2. Lavar a cabeça diariamente com xampu ou sabonete comuns elimina o piolho. – MENTIRA
Não é bem assim. Os piolhos são bastante resistentes à água quente do nosso banho e aos sabonetes e xampus comuns, logo eles não morrem afogados. Além disso, os xampus e sabonetes comuns não possuem compostos químicos piolhicidas.

3. As pessoas pegam piolho por falta de higiene. – MENTIRA
Não há nenhuma relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Pelo contrário, o inseto prefere fios limpos.
 
Lêndea

4. Cabelo comprido tem mais chances de pegar piolho. – MENTIRA
As meninas são mais propensas a ter piolho porque ficam muito próximas na escola, se abraçam mais, etc. Já os meninos se mantêm mais distantes, jogando bola. Além disso, os piolhos vivem preferencialmente nas raízes do cabelo em contato com o couro cabeludo. Dessa forma não faz diferença se as meninas possuem cabelo curto ou longo.  Entretanto, cabelos curtos favorecem uma melhor visualização dos piolhos.

Pente fino

5. Adulto pode pegar piolho de uma criança. – VERDADE
Os adultos também podem pegar piolho através do compartilhamento de objetos pessoais ou pelo contato cabeça/cabeça com crianças contaminadas.

6. Raspar a cabeça combate o piolho – VERDADE
A raspagem do cabelo é eficiente, pois remove o cabelo bem rente ao couro cabeludo, onde o piolho habita. Entretanto, utilizar este método para meninas pode ser traumático.

7. O uso de inseticidas como Baygon ou Neocid é indicado. – MENTIRA
Método de Catação

É proibido usar estes inseticidas para o combate de piolhos, pois eles não foram criados para esta finalidade, podendo gerar intoxicação e alergias ao serem aplicados no couro cabeludo. Na eliminação dos piolhos, o correto é o uso da catação, do pente fino e dos produtos piolhicidas vendidos na forma de xampus, loções e sabonetes, encontrados nas farmácias. O uso de receitas caseiras como sal e vinagre diluídos em água, coca-cola, dentre outros podem até funcionar, mas traz o risco de danificar o cabelo e irritar o couro cabeludo.

Em caso de dúvidas, procure o serviço de saúde!

Referência:
[1] ANDRADE, F. C.; SANTOS, L. U. 2000. Controle da Pediculose: um projeto educativo. Instituto de Biologia. Unicamp.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Texto por Iedda Carolina. Publicado Origalmente no site www.vitriners.com.br