Cuidados Básicos com a Pele do Rosto


Como diz a cultura popular: “a aparência é o nosso cartão de visita”! Todos nós queremos estar impecáveis, principalmente quando se trata da estética do rosto. A oleosidade excessiva, a acne e o envelhecimento precoce da pele são alguns dos principais incômodos vivenciados atualmente por jovens e adultos de diferentes faixas etárias que buscam obter uma pele saudável, vistosa e sempre jovem. Para isso, são necessários alguns cuidados diários com a pele, que, apesar de simples, proporcionam bons resultados de imediato e longo prazo.

Cuidado 1: Higienização da Pele
O calor e a exposição ao sol fazem com que as glândulas sebáceas produzam o sebo, dando à pele aquele aspecto oleoso. O sebo é importante, por impermeabilizar a pele e impedir a perda de água do corpo para o meio externo.
O acúmulo diário de sebo, suor, poeiras e restos de maquiagem formam uma camada de sujidade sobre a pele que, associados a uma exposição contínua e excessiva ao sol e à fumaça dos poluentes, causam problemas como a acne e o envelhecimento precoce.
A limpeza favorece a remoção dessa sujidade e das células mortas, melhorando a circulação superficial da pele e a renovação celular. Prioriza-se que a higienização da pele seja feita duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra à noite. Entretanto, peles muito oleosas requerem um número maior de higienizações diárias.
Proceda a uma limpeza simples: lave o rosto com água corrente e sabão, o qual varia a depender do seu tipo de pele. Uma pele mais oleosa exige um sabão com maior detergência, e uma pele mais seca pede um sabão mais suave. Seque o rosto com uma toalha macia, realizando movimentos suaves para não agredir a pele do seu rosto.


Cuidado 2: Hidratação da Pele
A pele desidratada tem sua função de proteção comprometida, estando sujeita à descamação, abertura de fissuras e irritações; além de apresentar um aspecto opaco, áspero e sem elasticidade. Para evitar estes inconvenientes, após a limpeza, faz-se necessário o uso de hidratantes, que garantirão maciez, elasticidade e proteção ao seu rosto. O tipo de hidratante a ser utilizado também varia conforme o seu tipo de pele. Pessoas com peles oleosas devem evitar hidratantes com uma concentração elevada de óleo.
O hidratante ideal é o multifuncional, isto é, aquele hidratante que contenha agentes para suavizar e hidratar a pele; fator de proteção contra raios solares UVA e UVB e agentes que controlem a produção de sebo, reduzindo a oleosidade. O médico dermatologista é o profissional ideal para examinar e definir o seu tipo de pele, indicando os produtos compatíveis.
Durante a hidratação, espalhe o creme hidratante sobre rosto realizando movimentos suaves e repetitivos que se iniciam no centro do rosto e vão em direção às extremidades com sentido ascendente, pois estes movimentos favorecem a drenagem linfática.


Cuidado 3: Proteção da Pele
A proteção solar é a principal forma de prevenção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele, pois os raios ultravioletas provenientes do sol provocam modificações celulares maléficas para a saúde da pele.
Se o hidratante que você utiliza não possui filtro solar em sua composição, é imprescindível a utilização de um protetor solar após a hidratação da pele. Siga as instruções presentes no rótulo do protetor solar para obter a melhor eficiência do produto. Opte também por protetores labiais ou por batons que contenham fatores de proteção.

Fique Ligado!
Além de seguir estes cuidados, atente-se a:
- Não dormir sem remover a maquiagem. Utilize produtos específicos para essa finalidade.
- Mesmo com a utilização de protetor solar, evite se expor ao sol entre 10 e 16 horas.
- Os produtos esfoliantes não podem ser utilizados diariamente, pois podem provocar irritação e aumento da oleosidade. Peles oleosas e mistas podem receber a aplicação de produtos esfoliantes duas vezes por semana e peles secas ou normais podem receber, no máximo, uma aplicação por semana.
- Não se aventure em utilizar misturas caseiras estranhas para bronzeamento, rejuvenescimento, remoção de manchas, etc. Isso pode ser muito perigoso e provocar resultados indesejáveis! Procure um especialista e se oriente quanto a um tratamento cientificamente testado e confiável, que não coloque sua saúde e sua estética em risco.

Texto por Iedda Carolina. Publicado Origalmente no site www.vitriners.com.br