Câncer de Boca

O que é o câncer de boca?
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Como posso perceber um câncer de boca?
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchações, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer da boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso. Na presença de sintomas como esses, procure serviço médico o mais breve possível.

O que pode levar uma pessoa a ter esse tipo de câncer?
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer da boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. Além disso, fatores como a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C e a exposição excessiva  ao sol também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de boca.

É possível descobrir o câncer de boca no início?
Sim. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Onde pode ser realizado o exame de boca?
Profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame.

O auto-exame previne a doença?
O auto-exame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas, e inchações.  Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do auto-exame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para o exame clínico da boca.




A imagem abaixo mostra como realizar o auto-exame da boca:







Como diminuir o risco de câncer de boca?
• Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool; 
• Mantenha uma boa higiene bucal;
• Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
• Visite o dentista regularmente.

Qual o tratamento para esta doença?
O tratamento é baseado no tipo e na gravidade que se encontra a doença, por isso quanto mais cedo é feito o diagnóstico mais efetivo poderá ser o tratamento. 
A depender do caso, poderá ser empregado a cirurgia de remoção e/ou radioterapia com cura de até 80%  das lesões iniciais restritas ao seu local de origem, ou seja, aquelas que ainda não se disseminaram para outras regiões do corpo como pescoço.
Quando existe aumento dos 'gânglios' do pescoço é indicado a remoção desses gânglios durante a cirurgia. Nestes casos, a situação do câncer é mais grave. As quimioterapias associadas à radioterapia são empregadas nos casos mais avançados, quando a cirurgia não é possível.   



Cuide-se!! Sua Saúde é Muito Importante!!



Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA
Disque Saúde: 0800-611997