Economize no Dentista


Faça consultas preventivas. As pessoas que menos gastam no dentista são aquelas que vão ao consultório pelo menos de seis em seis meses, mantendo as restaurações sempre polidas, os dentes limpos e as gengivas saudáveis. Anote o número de telefone do seu dentista na sua agenda!
Não adie a ida ao dentista. Aos seus olhos, até pode parecer que está tudo bem e, por causa de outros compromissos, a consulta pode esperar. Não brinque com a sua saúde, ela é mais importante do que a sua agenda preenchida. Mas, ainda que essa agenda entre em conflito com o tratamento, analise com o dentista o melhor caminho a seguir. 
missing image file
Use fio dental diariamente. Além de evitar cárie e tártaro entre os dentes. Gasta-se menos com restaurações e mantém a higiene bucal.

Não economize material de higiene oral. Escovas velhas não limpam nada. Troque a escova mensalmente e escove os dentes sempre que comer qualquer coisa. Compre um bom fio dental e antisséptico sem álcool para usar todos os dias após a escovação.
Troque os doces e refrigerantes por frutas e sumos naturais. Além de evitar cáries, terá uma boa saúde geral.
Faça auto-exame. Acostume-se a olhar para dentro da sua boca e observar não só os dentes, mas também a parte inferior da língua, o céu da boca, as bochechas e as gengivas. Muitos problemas, inclusivamente o câncer oral, podem ser evitados com essa medida simples. Se estranhar algo, marque uma consulta.
missing image fileAo menor sinal de dor, vá ao dentista. Às vezes, pode parecer uma dorzinha insignificante que vai passar rapidamente, mas pode indicar o início de algo que, se tratado a tempo, evitará uma restauração maior ou até mesmo um tratamento do canal. Prevenir é melhor e mais barato do que restaurar.

Escolha bons materiais. Entre o mais barato e o mais caro, escolha o material que seja mais durável e resistente. Faça perguntas sobre as diferenças. Por exemplo, em caso de restaurações muito grandes que se quebram com frequência e precisam de ser arranjadas, às vezes é melhor optar por uma feita em laboratório. É um pouco mais cara, mas não se vai partir com tanta facilidade. Além disso, economizará o tempo em que vai ficar de boca aberta na cadeira, porque é mais fácil colocar do que fazer uma restauração direta no dente.

Faça por etapas. Quando o tratamento for demorado e caro, verifique a possibilidade de fazê-lo por partes e programe-se para a etapa seguinte. É melhor fazer uma parte bem feita do que um remendo geral. Comece pelo que estiver pior e que ofereça mais riscos para o dente.

Coma devagar e mastigue bem. É muito comum partir um dente com algum elemento estranho (pedra, caroço), principalmente se comer muito rápido. Comendo devagar, será maior a possibilidade de identificar o objeto. Procure mastigar dos dois lados da boca; assim, o desgaste dos dentes e restaurações será mais uniforme, evitando reparações.

Evite abusos. Os dentes não foram feitos para roer unhas, cortar fios e linhas, nem abrir garrafas. Mesmo que os seus dentes sejam fortes, eles vão-se desgastando e ficando com as pontas irregulares, e precisarão de ser arranjados.

Fonte: Revista Saúde e Lar - Adaptado