Dicas de Emagrecimento: Perder peso não precisa de milagres !

Uma dieta de emagrecimento depende essencialmente da força de vontade, mudanças na alimentação, hábitos de vida diários e controle da ansiedade.
Quando se deseja emagrecer, todos procuram uma forma fácil, rápida e definitiva. Mas, milagres destes não acontecem. Sempre que optar por seguir uma dieta, pense em primeiro lugar nos benefícios para a sua saúde e em manter uma alimentação equilibrada. O seu médico pode encaminhá-lo para uma dietista ou outro profissional de saúde. Trace as metas a atingir progressivamente e não exagere. Se tiver uma recaída, não desanime, ganhe forças para ultrapassar e não voltar a acontecer.
Pequenas mudanças / Grandes diferenças
O mais difícil e fundamental numa dieta é a mudança e manutenção de hábitos alimentares. Para conseguir, você deverá:
- Consultar um especialista para lhe fornecer uma dieta de acordo com a sua idade, peso e estatura. Não entre em dietas malucas por aí, somente um profissional saberá te indicar uma dieta compatível com o seu perfil. 
- Reduzir a quantidade de comida. Coma devagar e mastigue bem a comida, para o cérebro receber a informação de saciedade e a digestão ficar mais facilitada, além de evitar problemas como azias e má digestão.
- Coma em todas as refeições, principalmente no almoço. Se pular uma refeição, não ocorrerá emagrecimento. Ao contrário do que muitos pensam, é necessário comer para emagrecer, por isso coma moderadamente todas as refeições.
- No lanche, procure trocar os doces e tortas por cereais e leite magro, ou pão integral com queijo fresco, queijo , barras de cereais ou bolachas integrais. Escolha alimentos integrais, que facilitem a digestão. Em troca, o seu intestino também funcionará melhor.
- Optar por alimentos com menos gordura, como os light, diet ou magros. Abuse dos vegetais e evite os alimentos pré-cozinhados, ultracongelados.  Prefira alimentos os frescos e naturais.
- Pode comer carne e peixe. Prefira as carnes brancas porque têm menos gordura (peru, frango). Evite fritos, opte por grelhar, assar ou cozer. Não se esqueça que o peixe é rico em ômega 3, que fornece bastantes benefícios para a saúde e para o coração.
- Reduzir os alimentos com muito açúcar, principalmente os industrializados.
- Reduzir gradualmente o consumo de açúcar e sal. Cuidado com a diabetes e com a hipertensão.
- Evite álcool, porque possui muitas calorias. Dê preferência à água e chás, pois é mais saudável e não engorda. Tome bastante água e sucos naturais, pois além de favorecer a queima de gorduras, hidrata o corpo e a pele.
- Faça exercícios físicos para queimar calorias e manter sua cabeça ocupada. O sedentarismo além de dificultar a perda de peso também favorece o surgimento de várias doenças relacionadas ao sistema circulatório.
- Controlar a fome por motivos emocionais, como a tristeza, ira ou euforia. Tente reconhecer a vontade de comer só quando tiver fome. 
- Pese-se apenas uma vez por semana ou de 15 em 15 dias para não perder a motivação, e congratule-se com cada vitória. Você é capaz!!! 
Nos primeiros meses será difícil, mas quando se tornar um hábito você terá uma alimentação que ajuda a emagrecer, e com imensos benefícios para a saúde.
Fonte: Revista Medicando e Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN - Adaptado.