Homens, Tamanho Não é Documento!


Apesar de todas as informações sobre sexo disponíveis nos dias atuais, o desconforto relativo ao tamanho do pênis ainda é uma das preocupações mais constantes dos homens, capaz de interferir negativamente em sua vida sexual. Para se ter idéia, o projeto Amar Bem, criado pelo psicoterapeuta Moacir Costa em 2003, recebeu nos últimos três anos mais de 27 mil ligações, em um equilíbrio notável: 49% de mulheres e 51% de homens. Destes telefonemas, aproximadamente 10% foram de homens queixando- se do tamanho (considerado pequeno) de seu órgão genital.

Muitas vezes ignorando o fato de que o prazer feminino está localizado na entrada da vagina, eles alimentam a frustração e te mem a comparação com outros homens e a insatisfação de suas parceiras. Nesta entrevista o médico Moacir Costa esclarece dúvidas e elimina mitos sobre o assunto.


A que isso se deve: questões culturais ou pura falta de informação?
A cultura, o meio social e o educacional, na maioria das vezes, erroneamente valorizou em excesso o desempenho do homem e a intolerância por qualquer falha ou insegurança. A necessidade de se mostrar sempre vencedor ou conquistador fez com que muitos representantes do sexo masculino pagassem um preço elevado por essas distorções. A ignorância ou falta de informações objetivas sobre a própria sexualidade, a importância do seu vínculo ou relacionamento com a mulher e a possibilidade de realização e prazer contribuem, sem dúvida, para o desenvolvimento desses conflitos psicológicos.


De que maneira essa insatisfação pode interferir na vida sexual do casal?
O desconforto do homem que considera ter o pênis pequeno pode interferir no seu desempenho sexual devido à preocupação em não agradar a parceira ou em falhar justamente na hora H. O impacto desse problema, então, acaba contribuindo para aumento do ciúme, brigas constantes, redução do namoro e de trocas afetivas.


O projeto Amar Bem registra casos de mulheres insatisfeitas com o tamanho do pênis de seus parceiros?
Raramente. Exceto em situações excepcionais com homens portadores de micropênis - abaixo de 8 cm em ereção. Alguma s se queixam de desconforto e dores na relação quando o pênis é muito grande - acima de 20 cm - mas isso também é incomum.


Qual deve ser a postura da mulher que se depara com um homem descontente?
Ela tem que falar francamente para o parceiro que o mais importante para o prazer na vida a dois não está vinculado ao tamanho do órgão, mas à admiração entre eles. Ou sugerir que procure uma terapia psicológica para resolver seus conflitos pessoais.


O tamanho realmente influencia na (in)satisfação sexual feminina?
Não interfere e não tem nenhuma correlação com o prazer da mulher. A habilidade do homem em descobrir as maneiras que a parceira mais gosta de ser tocada é que contribui para o aumento da satisfação ou para a garantia do prazer. A química entre eles, a admiração mútua e os laços de confiança, sim, colaboram para a interação sexual.

Em que casos os centímetros a menos podem, realmente, ser considerados problema?
O micropênis é capaz de interferir mais pelo aspecto físico, pelo impacto que possa causar, como a falta de motivação de desejo da mulher. Por outro lado, o órgão com mais de 22 cm pode provocar dor e desconforto, bloqueando o desejo e o prazer.

O que pode ser feito pelo casal nesses casos?
Deve-se procurar orientação psicológica e, também, novas maneiras ou posturas sexuais que provoquem menos desconforto e mais excitação.


A insatisfação do homem com seu pênis alimenta um mercado de técnicas e produtos 'engrandecedores'. Há algo de efetivo e seguro entre eles?
 Não. A insatisfação do homem com o seu pênis é, na quase totalidade dos casos, fruto de problemas emocionais e sexuais não resolvidos. O tamanho do órgão passa a ser, para o insatisfeito, causa de todos os males ou medos, o que não é verdade. Homens inseguros, com baixa auto-estima, e que usam o pênis como fonte ou origem de seus conflitos se mostram vulneráveis e estão sempre em busca de soluções mágicas, mas que na prática têm trazido mais dissabores que alegrias ou satisfações. Esse mercado é uma forma de usar ou abusar dos problemas alheios em benefício próprio. Não existe comprovação científica para essas chamadas 'propostas terapêuticas'.


Que males determinados produtos ou técnicas podem causar?
A lista é grande. Além de agravar o estado depressivo e comprometer ainda mais a auto-estima, podem ocasionar lesões vasculares ou perda de sensibilidade devido às lesões de inervações penianas que deveriam ser evitadas.


As cirurgias plásticas podem ser recomendadas?
É importante avaliar cada caso. Em situação de trauma por contusão ou acidente, a cirurgia pode ser benéfica. Nos casos de aumento de pênis, que cresce a circunferência ou o tamanho em 2 cm, soltando-se o ligamento suspensor do pênis, os custos são enormes para poucos benefícios.


Trata-se, portanto, de uma questão muito mais psicológica do que física?
Sem dúvida alguma. Os transtornos nessa área estão basicamente na cabeça masculina. Homens com essas preocupações obsessivas com o tamanho de seu órgão sexual sentem-se menores e inseguros em relação à vida como um todo. O problema está, verdadeiramente, em suas emoções.


Fonte: Revista Saúde e Lar